Dicas para casa - 10/08/2017

Dividindo um apê: dicas para um bom convívio

Dividindo um apê: dicas para um bom convívio

Dividir apê com familiares não é fácil, imagine com pessoas que você não conhece! Mas isso é possível, e você descobrirá dicas valiosas para ter um bom convívio abaixo.

 

Estipule as regras

 

Toda casa tem regras, o seu apartamento também deve ter. Quando for dividir moradia com alguém, combinem o que é permitido e o que é proibido, de preferência escrevendo tudo em um papel que ficará acessível aos moradores. E expliquem a regra, se for necessário, para não gerar dúvidas.

 

A boa convivência só será possível quando todos respeitarem os combinados, cumprindo-os mesmo quando estiverem sozinhos.

 

Comida para todos

 

Comida é um assunto polêmico para quem está dividindo um apê. Afinal, se um comprou aquele item, ele é seu, certo? Nem sempre! Um dos maiores problemas relacionados a colegas de apartamento é a alimentação, quando alguém compra algo e o esconde dos outros moradores.

 

Se você não quer dividir, é melhor não comprar, ou então explicar o motivo de não querer colocar o item em comum. Assim, brigas são evitadas, porque, mais cedo ou mais tarde, seu colega vai encontrar o item escondido e isso vai ser muito constrangedor.

 

Manutenção dividida

 

A organização do apartamento também não é algo simples, porque a maioria das pessoas possui a rotina agitada e não tem tempo de limpar as dependências. Uma faxina semanal pode ser combinada, para quando todos puderem colaborar, mas a louça não deve ser acumulada.

 

Ninguém vai perder muito tempo com essa tarefa se lavar os itens utilizados, em seguida. Agora, deixar acumular na pia é algo que vai gerar transtornos e prováveis discussões. Isso também pode ser igual no que se refere à faxina: limpe o que é seu, e as áreas comuns são limpas conforme a disponibilidade dos moradores.

 

Da mesma forma, recolher o lixo, cuidar dos alimentos vencidos e organizar a geladeira também não podem ser tarefa de um só.

 

Mau humor só para si

 

Todos nós temos dias fáceis e difíceis. Então, se você for dividir um apê, é melhor deixar o mau humor dos dias difíceis para quando estiver no quarto, sozinho. Ninguém precisa sofrer porque seu chefe foi grosseiro, você pegou trânsito ou rompeu com o parceiro.

 

Se não quiser ir para casa, pode passar em um bar, uma cafeteria, uma livraria, ou algo assim, deixando para conviver com os colegas de apartamento quando o problema estiver acalmado.

 

Não dê motivos para falações

 

As pessoas gostam de falar mal umas das outras, isso é fato. Elas farão isso de qualquer forma, mas a convivência será mais fácil se você não der motivos para isso. Então, procure cumprir os combinados estipulados com os colegas, divida as despesas de acordo com o acertado, limpe sua parte da casa e da louça, ajude os moradores, etc.

 

Dividir um apê não é algo fácil, você já deve saber disso, mas, quanto menos problemas os colegas de moradia trouxerem para casa, mais harmoniosa e bem sucedida será a experiência. Faça a sua parte!

- ESCONDER

COMPARAR IMÓVEIS
+ MOSTRAR COMPARAÇÕES