Negócios - 27/07/2017

Cuidados ao comprar ou vender um imóvel

Cuidados ao comprar ou vender um imóvel

Comprar um imóvel é o desejo da maior parte das pessoas. Porém, se não forem tomados os cuidados adequados, o sonho pode virar dor de cabeça. E não se deve ter atenção somente na compra, mas na venda desse bem, evitando prejuízos. Conheça mais sobre o assunto abaixo.

 

Cuidados ao comprar

 

Comprar um imóvel não é algo fácil, pois deve ser feito com muita atenção para que o sonho realmente se torne realidade, e não preocupação. Devem fazer parte desse caminho para a aquisição do bem, de preferência, um despachante imobiliário e um advogado, profissionais experientes nesse tipo de transação.

 

Eles irão auxiliar na verificação do contrato de compra e venda, e também nos documentos do vendedor, bem como na vistoria do imóvel.

 

Atente-se para a localização: é preferível morar em uma área de fácil acesso, com diversos comércios na região, principalmente escola, panificadora, farmácia, supermercado e ponto de transporte coletivo. Contudo, quanto mais nobre for o bairro, mais alto será o preço do imóvel.

 

Os documentos imprescindíveis para a compra desse bem são:

 

  • Matrícula atualizada, para comprovar o vendedor e a legalidade de venda (se não está hipotecado ou penhorado);
  • Certidão atualizada do IPTU, tributos municipais e débitos do condomínio (se for um apartamento);
  • Declaração de que o prédio não é utilidade pública (será desapropriado depois).

 

Os documentos do vendedor também devem ser apresentados por ele, bem como:

 

  • RG e CPF (ou CNPJ);
  • Certidão de nascimento atualizada (ou de casamento);
  • Certidões negativas da Justiça.

 

O prédio deve ser vistoriado antes da sua venda, bem como situação elétrica e hidráulica; estado das paredes, do piso e do teto; manutenção da fachada e do telhado.

 

Cuidados ao vender

 

Porém, é importante ressaltar que também há cuidados que devem ser verificados pelo vendedor. Para não ter prejuízos na transação, o vendedor de um imóvel deve estar com a documentação atualizada, tanto sua quanto do prédio, e cobrar o mesmo do comprador.

 

Ele também deve manter o imóvel limpo e organizado, esteja ele ocupado ou vazio. E pequenas reformas também são bem-vindas, porque aumentam a chance de venda e esses pequenos reparos não custam muito. Para você ter uma noção, simplesmente pintar o imóvel com cores neutras e trocar o piso o valoriza em 10%.

 

As visitas podem ser incômodas, principalmente se o imóvel estiver ocupado, mas elas são o único meio de o bem ser vendido, então é preciso ter um pouco de paciência. O vendedor deve estar preparado para esse transtorno, incluindo flexibilidade de horários (visitas à noite e nos finais de semana). Ser inflexível diminui as chances de venda.

 

As taxas de água e luz devem ser pagas até a transação, para que os possíveis compradores verifiquem a situação elétrica e hidráulica.

 

Para finalizar, o vendedor também deve se atentar ao preço do imóvel e prazo de entrega. O primeiro deve ser compatível com o mercado, para que a venda se concretize, e o segundo deve ser combinado para o bem de ambos.

 

Vender ou comprar um imóvel exige atenção, mas os cuidados valem a pena porque diminuem os incômodos. 

- ESCONDER

COMPARAR IMÓVEIS
+ MOSTRAR COMPARAÇÕES