Arquitetura e Decoração - 05/10/2017

Cores que trazem calma e felicidade para o lar

Cores que trazem calma e felicidade para o lar

Decorar a casa é uma delícia, e a colorimetria pode favorecer algumas sensações, além de deixar o ambiente mais alegre e aconchegante. Conheça as cores que trazem calma e felicidade para o lar.

 

Amarelo

 

 

A cor do sol nos deixa vibrantes, revigorados e animados. Isso acontece porque o amarelo aumenta a produção de serotonina, substância relacionada ao bem-estar. É possível sentir os efeitos do amarelo em todas as tonalidades, até mesmo nas mais claras.

 

Ela fica excelente nos quartos e no banheiro e também pode ser utilizada na cozinha e no escritório, para estimular a criatividade.

 

Dica: caso você opte por um amarelo de tonalidade forte, recomenda-se harmonizá-lo com cinza.

 

Verde

 

 

A cor do ano de 2017, eleita pela Pantone, é greenery, um tom de verde. E não é por acaso: todos os tons de verde trazem tranquilidade e calma, que proporcionarão felicidade em casa.

 

As tonalidades mais suaves de verde nos relaxam e favorecem a concentração, pois são semelhantes às cores da natureza. Já os tons mais fortes estão relacionados ao ânimo e à promoção de estímulos.

 

Nossa dica referente ao verde é: combine vários tons no mesmo ambiente, tornando-o inspirado em jardins.

 

Azul

 

 

O azul não poderia faltar nas sugestões de cores para o lar, afinal é sinônimo de tranquilidade, calma e serenidade. Além disso, está relacionado à confiança e lealdade. Se você tem azul como a sua cor favorita, você é considerado seguro e responsável!

 

O azul é indicado para escritórios e quartos de estudos, pois favorece a concentração, a produtividade e o foco, mantendo a calma durante a execução das atividades.

 

Sugestão: como o azul é considerado uma cor fria, combine-o com uma cor mais quente, deixando o cômodo equilibrado.

 

Rosa

 

 

O rosa deixou, felizmente, de ser uma cor considerada feminina, então pode ser utilizada sem problemas na decoração de casas onde moram homens. Por esse motivo, fazem parte da nossa cartela de cores para o lar.

 

Rosa é relativo ao amor, à generosidade, e os tons mais claros se referem a calor, romance e sensibilidade. Já o rosa mais vibrante representa felicidade, vibração, diversão, otimismo e energia.

 

Contudo, é preciso alertar você, na nossa dica: o rosa costuma deixar sensação de que o espaço é menor, então pode ser especialmente utilizado em ambientes com grandes janelas, onde há muita infiltração de luz.

 

Vermelho

 

 

A felicidade também pode ser representada pelo vermelho, cor arrojada e que denota confiança e vitalidade. Por induzir emoções e acelerar a frequência cardíaca, essa cor estimula a movimentação e energia.

 

O vermelho pode ser utilizado na decoração para deixar um ambiente mais acolhedor, criando sensação de calor em cômodos mais frios, especialmente onde não há muita incidência de sol.

 

Sugestão: por ser uma cor muito vibrante, utilize-a em estampas ou pequenos acessórios, assim consegue-se o efeito desejado, contudo diminuindo a intensidade.

 

É hora de dar toques e retoques em sua decoração, após conhecer as cores que trazem calma e felicidade para o lar. Quais são as suas ideias?

 

- ESCONDER

COMPARAR IMÓVEIS
+ MOSTRAR COMPARAÇÕES