Arquitetura e Decoração - 28/09/2017

Como reaproveitar xícaras na decoração

Como reaproveitar xícaras na decoração

Algumas louças suas se quebraram? Mas é possível aproveitar a maior parte dos objetos? Em caso afirmativo, veja como reaproveitar louças na decoração e não jogue mais fora o que se partir.

 

Por que reaproveitar louças

 

Quando você compra um jogo de porcelana, escolhe o motivo das louças com carinho, imaginando muitos anos de uso. Contudo, quando uma xícara se quebra ou trinca, é possível reaproveitá-la na decoração, afinal, aquele desenho maravilhoso não merece ir para o lixo. Ele pode ter uma nova utilização. Uma não, várias!

 

Porta-joias

 

Aquela xícara que perdeu a alça pode se transformar em um belo porta-joias, para decorar sua penteadeira ou criado-mudo. Você pode colocar os brincos de gancho ao redor das xícaras e separar colares, anéis ou correntes por pires, evitando que se agrupem e deem nós.

 

Para guardar objetos no banheiro

 

Seu armário de banheiro é uma bagunça? Você está pensando em comprar caixas organizadoras para as prateleiras? Isso não é necessário, se você tiver algumas louças que possam ser utilizadas na decoração.

 

Você pode colocar canecas e xícaras para acomodar escovas, pinceis de maquiagem, creme dental, entre outros. Os pires podem servir como saboneteira ou até como suporte, para acomodar sabonetes em formatos delicados, como rosas.

 

Presente improvisado

 

Se sobrou apenas um serviço no seu antigo jogo de louças e você não sabe o que dar de aniversário para alguém especial, pode improvisar o seu presente nessa porcelana. Ponha a xícara sobre o pires, colocando também uma colherzinha, e encha a louça com mimos, que de preferência sejam relativos à chá.

 

Disponha saquinhos de ervas variadas, biscoitos e doces e embale tudo com carinho. É um belo presente!

 

Como vaso de flores

 

Copos, canecas e pires já costumam ser utilizados como vaso de flores, mas geralmente para o jardim, onde não ficam muito expostos. Mas você pode (e deve!) utilizar vasos em casa, aproveitando essas louças na decoração.

 

Quanto maior e mais alto for o objeto, maior e mais alta pode ser a planta. Dessa forma, xícaras de chá ficam perfeitas para acomodar flores em miniatura, como as belíssimas suculentas.

 

Você pode inclusive levar as xícaras para a mesa, fazendo um arranjo delicado com violetas ou flores miudinhas.

 

Como castiçais

 

Para complementar a decoração daquele jantar especial, utilize louças partidas como castiçais. As velas deixarão o ambiente com um toque romântico e aconchegante, e você reaproveita aquele copo trincado.

 

Pedestal de aperitivos

 

E já que estamos falando de comidas, jantar e toque de romantismo, você também pode utilizar louças quebradas na decoração como pedestal para aperitivos. Para isso, coloque uma xícara com a boca para baixo e sobre ela apoie um pires ou tigelinha, onde a comidinha será servida.

 

Para evitar que o pires se movimente, cole-o sobre a xícara com cera da vela mencionada acima. É perfeito também para servir biscoitos no chá da tarde!

 

Idéias para você incrementar

 

É claro que as ideias que mencionamos são apenas sugestões de uso. Você pode aproveitá-las como ponto de partida para incrementar muito mais, reciclando aquela louça especial que aparentemente não serviria mais.

- ESCONDER

COMPARAR IMÓVEIS
+ MOSTRAR COMPARAÇÕES